FOTO CAPA

FOTO CAPA
Melhoria Constante! Um Instituto de Ananindeua, Pará! Com a força do povo amazônico!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Escola de Kabuki Fujima

Eu, Eneida Fádell, professora de Educação Física, professora de arte marcial chinesa e tocadora de taiko folclórico, agora atribuo mais uma linguagem da arte oriental, a dança clássica japonesa Kabuki, do estilo Fujima. Antes com apenas o contato dos Workshop, eu puder perceber a riqueza de detalhes de uma dança ancestral; dança essa que conta histórias de personagens típicos japoneses, de amor, e geralmente de tragédia. O Kabuki é muito mais que uma atividade de dança, é a história que se vê na dança, através de um dançarino que expõe com muito perfeição algo indescritível.
Sensei Yoshinojo Fujima
Assim, neste mês de julho de 2012, eu me tornei aluna da escola Fujima que fica no Bunkyo, Estado de São Paulo, iniciando minhas primeiras aulas durante todo o mês. Fui muito bem recebida e privilegiada de ter contato com uma das maiores Senseis: Yoshinojo Funjima
(ver http://www.facebook.com/CiaFujimaDeDancaKabuki/info ).
Yoshinojo começou seus estudos na escola de Dança Clássica Fujima do Japão com apenas 3 anos de idade. Aos 13 anos, já formada começou a dar aulas iniciando o que seria uma uma ela carreira profissional.
 A sensei seguiu realizando muitas apresentações em apresentações vários países da Europa, Ásia e América. Em 1961 fundou a Escola Fujima no Brasil, desde então, tem difundo uma das artes mais lindas e complexas do Nihon.
Por tantos motivos, por eu saber que o Kabuki é uma arte rara no Brasil e inexistente no Pará e no município de Ananindeua, é que me sinto extremamente agradecida e honrada a Sensei pela oportunidade dada.
Para quem não conhece esse estilo de Odori, não pode imaginar, a complexidade de movimentações biomecânicas, posicionamento de pés e mãos (para muitos incógnitas), significados e símbolos que criam um mundo mágico onde interage com beleza , mas muito esforço psicofísico.
Sensei Yoshinojo, uma profissional brilhante, me fez sentir paixão por esta arte que já vem a ser mais um elemento de produção do Kaizen Taiko. 
Com certeza me encarregarei de difundir esta arte, de preservar seus elementos culturais! Com muito orgulho eu não dançarei o Kabuki, eu irei sim mergulhar no Kabuki!

terça-feira, 22 de maio de 2012

Estamos sempre apresentando Buchi Awase Daiko, a música tocada por diversos grupos de pescadores do antigo Japão, em comemoração a pesca farta! Ouça!Inspire-se e sinta no seu coração o ressoar destes tambores! NOS CONVIDE, IREMOS TOCAR PARA VOCÊ, E TOCAR TAMBÉM NO FUNDO DA SUA ALMA!
 

 
 
NOSSOS TAMBORES! NOSSA PAIXÃO! MELHORIA CONSTANTE - KAIZEN

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

KABUKI

No dia 12 de fevereiro de 2012, a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social, o BUNKYO, ofereceu palestra e workshop de Dança Japonesa, Kabuki- estilo Fujima.Os organizadores tem realizado diversos eventos para difundir o estilo Funjima, sendo que este foi o terceiro workshop sobre o assunto.
Foto com todos integrantes da oficina no Bunkyo
O evento abordou os princípios básicos da dança assim como as tendências da dança Kabuki, o manuseio de leques, sombrinhas e outros acessórios.
A palestra foi ministrada pela Sensei Yoshinojo Funjima que atua desde 1961 e é licenciada pelo iemoto do Japão pelo estilo Funjima (iemoto é um mestre-guia que outorga seus discípulos um título de natori e um nome artístico, bem como a permissão para ministrar aulas de um estilo clássico de dança japonesa).
Josei Kanashiro técnica da lança na dança Kabuki
Eneida Fádell com Yosho
Eu, Eneida Fádell e Josei Kanashiro tivemos o imenso prazer em participar deste evento como alunos iniciantes na arte profundo do Kabuki, com senseis tão aplicadas, cheias de disciplinas dispostas a difundirem sua arte. Mais uma experiência valorosa que acrescentará muito mais no Kaizen Taiko, já que Kaizen é a "Melhoria Constante". A sensei na foto ao lado dedicada e apaixonada pela dança japonesa, se empenhou com muito afinco a orientar os iniciantes, com um paciência admirável. Relatos de outras japonesas do grupo evidenciaram uma forte preocupação em manter viva suas origens, sua cultura, dos seus ancestrais, assim como a originalidade  das danças tradicionais, assim disse uma delas: temos medo que nossa cultura se perca com o tempo!

Eneida Fádell e Josei Kanashiro
Conhecemos no evento, nisseis e japoneses, mas também tivemos a participação de brasileiros simpatizantes da cultura japonesa, admiradores da dança clássica mais antiga que perpetua a história do japão. Apesar das poucos horas que tivemos em companhia da sensei, o worshop foi muito produtivo e nos possibilitou o contato direto com as raízes nipônicas. Yoshinojo Funjima, se dedicou a ensinar de forma teórica  pratica os fundamentos corporais, mas também se dedicou a explicar filosoficamente o sentido de cada movimento: a mão no leque que colhe as pétalas da cerejeira, o leque como marcador hierárquico ente sensei e discípulo e outros mais.
Josei Kanashiro, Postura básica do Kabuki
Em todo momento o evento transcorreu em harmonia e diversão, com pausa para o lanche a base de bastante Moti! Para quem não sabe o Bunkyo é maior entidade difusão da cultura japonesa situada na Cidade de São Paulo, bairro da Liberdade.O Kabuki não se resume a uma dança clássica, mas a um estilo de apresentação cultural popular e artística em forma de dança, teatro japonês. Com formas e expressões líquidas magníficas, Kabuki se torna místico e encantador.
Várias manifestações do Kabuki: dança, teatro, maquiagem. CLICK NA FOTO

Assista aqui uma pequena demostração do teatro Kabuki


FONTE: http://www.bunkyo.bunkyonet.org.br